Raízes Açorianas: Grupo folclórico da Casa dos Açores de Santa Catarina

Santa Catarina

O “Raízes Açorianas: Grupo folclórico da Casa dos Açores de Santa Catarina”, fundado a 29 de maio de 2010, tem como objetivo manter viva a cultura açoriana trazida pelos migrantes do Arquipélago dos Açores que chegaram em meados do século XVIII. O grupo é composto por pessoas de várias comunidades abrangendo a ilha e o continente do município de Florianópolis e região. No seu trabalho de pesquisa destacam-se as cantigas e danças folclóricas tradicionais dos Açores, bem como a exibição dos trajes, sendo autênticas as indumentárias provenientes daquelas ilhas.
O  “Raízes Açorianas: Grupo folclórico da Casa dos Açores de Santa Catarina”, além de apresentar as danças típicas açorianas, valoriza e promove também a cultura local, sendo uma delas o hino de Florianópolis, o “Rancho Amor à Ilha”, que se faz homenagem à ilha de Santa Catarina, considera a décima ilha dos Açores.
Em 2013, o grupo apresentou-se no Congresso Brasileiro de Folclore, realizado em Florianópolis e nas Fiestas Azoriano-carolinas, em San Carlos, Departamento de Maldonado, Uruguai.

O Grupo apresenta-se todos os anos no Açor – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, festa itinerante que acontece em vários municípios do litoral de Santa Catarina.

Entre junho e agosto de 2017, o grupo apresentou uma temporada semanal de danças e músicas folclóricas no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

Em 2017 o grupo foi o convidado especial do IV Festival Internacional de Folclore, organizado pela Casa dos Açores do Rio de Janeiro, no município do Rio de Janeiro, RJ.

Em 2018, o grupo foi premiado pela Fundação Catarinense de Cultura e apresentou em junho de 2018 no Teatro Álvaro de Carvalho, Florianópolis, o espetáculo musical e teatral “Unindo Corações: um sonho açoriano no Atlântico Sul”, uma homenagem aos 270 da presença açoriana em Santa Catarina.

Em dezembro de 2018, o grupo apresentou o espetáculo de encerramento do ano da FIESC – Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina.

Em 2020, o grupo parou de se apresentar, em virtude da pandemia de Covid. Em 2021, os ensaios retornaram com observação dos protocolos de prevenção da Covid e esperança de que a pandemia passe e as apresentações nas comunidades possam voltar.