Ontário2

1136 College Street, Toronto ON M6H 1B6 Canadá +1 416 603 2900

Ontário2

A Casa dos Açores do Ontário é uma associação sem fins lucrativos, independente e apartidária. Tem como seu patrono o Divino Espírito Santo, que é festejado todos os anos durante uma semana, em sua honra, organizada por mordomos eleitos.
Foi em 1985 que um grupo de 12 açorianos constituiu a Casa dos Açores de Toronto na Dundas Street e, o seu primeiro presidente, foi um graciosense, Eovaldo Moniz.
No entanto, a constituição de uma associação com Direção e corpos executivos eleitos pelos sócios deu-se em 1994. Foi nessa altura que se mudaram para uma nova sede, tambem na Dundas Street, uma rua que, em grande parte, era habitada por emigrantes açorianos.
Em outubro desse mesmo ano foi organizado o Primeiro Fim de Semana Cultural com palestras, exposições de artesanato regional, noites de cantigas ao desafio e guitarradas que contou com a presença do então Presidente do Governo Regional dos Açores, Mota Amaral, e a Vice Presidente da Casa dos Açores de Lisboa, Luísa Costa . Foi a partir dessa altura que se criou a seção da Cultura da Casa dos Açores do Ontário que vem organizando, anualmente, a Semana Cultural Açoriana.
Em 1997, num programa de intercâmbio entre estudantes, foi batizada nas suas instalações, a primeira tuna da Universidade de York, em Toronto, pelo então Reitor da Universidade dos Açores, Vasco Garcia.
Em 2005, com o objetivo de abranger toda a província do Ontário e assim também conseguir  fundos do Governo Provincial, foi aprovado, em Assembleia Geral, a alteração do nome de Casa dos Açores de Toronto para Casa dos Açores do Ontário.
A partir daí inicia-se o sonho de conseguir uma sede própria e formou-se um comité para angariação de fundos para a compra de um edifício.
Foi nos princípios de 2007 que se concretizou a compra do imóvel e em novembro do mesmo ano, Carlos Botelho, atual presidente da Assembleia Geral, viu concretizado o seu sonho ao inaugurar a nova sede. Esta grande obra contou com a ajuda voluntária de vários sócios e amigos que contribuíram com o trabalho e materiais, o que fez com que a casa se erguesse a olhos rapidamente. Foi um grande feito para a comunidade em geral, que se sentiu honrada quando o Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, procedeu à sua inauguração oficial.
Em 2008, a Casa dos Açores do Ontário foi a anfitriã e Presidente do XI Conselho Mundial das Casas dos Açores espalhadas pelo Mundo.

 

FUNDADORES

ESTATUTOS

 
 

VALÊNCIAS/ATIVIDADES

EVENTOS

HISTÓRICO DE ATIVIDADES