Slideshow
Items Expenditure
Imagem de slideshow
Slideshow
Items Expenditure
Imagem de slideshow
Slideshow
Items Expenditure
Imagem de slideshow
Slideshow
Items Expenditure
Imagem de slideshow
Slideshow
Items Expenditure
Imagem de slideshow
Logótipo

São Paulo

LocalizaçãoRua Dentista Barreto nº 1282 - Vila Carrão -CEP: 03420-000 -São Paulo - Brasil Telefone0055 11 2296-4890 Telefax: 0055 11 2942-0487
São Paulo

A Casa dos Açores de São Paulo foi fundada a 22 de junho de 1980 e inaugurada oficialmente em abril de 1986.

Os objetivos da Casa dos Açores de São Paulo são reunir os açorianos, os seus descendentes e todos os simpatizantes da Região, bem como manter e propagar a cultura, o folclore e os usos e costumes dos Açores.

Esta instituição promove um conjunto de iniciativas e eventos gastronómicos com pratos e produtos típicos dos Açores, palestras, exposições, e outros eventos com primazia para as artes como teatro, dança, música e sessões de poesia.
A Casa dos Açores de São Paulo tem desenvolvido um trabalho de divulgação dos Açores (aos mais variados níveis) junto a estudantes do ensino universitário e ensino básico através da dinamização de sessões de esclarecimento e concursos variados, sendo de mencionar o concurso “Açores, Natural, Naturalmente e Brasil Florão da América” iniciado na Semana Cultural de 2012, que envolveu um concurso de redações sobre a temática, no qual participaram várias escolas, e um “quiz” para apuramento do vencedor. Este concurso teve como prémio, uma viagem de uma semana aos Açores, que ocorreu em novembro de 2013 e que foi organizada pela Direção Regional das Comunidades.
Outra das iniciativas a salientar em parceria com a Direção Regional das Comunidades foi a Exposição “Açores Divino Açores” que ocorreu em abril de 2012, no Centro Comercial Anália Franco, em São Paulo, na qual participaram as diversas Casas dos Açores no Brasil, artistas açorianos e na qual se procedeu a mostras de artesanato dos Açores, iniciativas de divulgação turística e empresarial, bem como outras atividades culturais.

Esta instituição possui sede própria com espaços que lhe permitem realizar as mais variadas iniciativas, sendo de salientar a existência de uma capela, um salão nobre, biblioteca, sala de reuniões, bar e cozinha.

A Casa dos Açores de São Paulo possui mais de uma centena de sócios e a sua área de abrangência geográfica estende-se ao Estado de S. Paulo.

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades tem apoiado também esta instituição através de um protocolo celebrado para o efeito.

Esta Casa dos Açores também integra o Conselho Mundial das Casas dos Açores desde 1997, tendo presidido o mesmo Conselho em 2002.

FUNDADORES

 

Manuel de Medeiros

Estatutos e Regulamentos