São Paulo
A Casa dos Açores de São Paulo foi fundada a 22 de junho de 1980 e inaugurada oficialmente em abril de 1986.
Os objetivos da Casa dos Açores de São Paulo são reunir os açorianos, os seus descendentes e todos os simpatizantes da Região, bem como manter e propagar a cultura, o folclore e os usos e costumes dos Açores.
Esta instituição promove um conjunto de iniciativas e eventos gastronómicos com pratos e produtos típicos dos Açores, palestras, exposições, e outros eventos com primazia para as artes como teatro, dança, música e sessões de poesia.
A Casa dos Açores de São Paulo tem desenvolvido um trabalho de divulgação dos Açores (aos mais variados níveis) junto a estudantes do ensino universitário e ensino básico através da dinamização de sessões de esclarecimento e concursos variados, sendo de mencionar o concurso “Açores, Natural, Naturalmente e Brasil Florão da América” iniciado na Semana Cultural de 2012, que envolveu um concurso de redações sobre a temática, no qual participaram várias escolas, e um “quiz” para apuramento do vencedor. Este concurso teve como prémio, uma viagem de uma semana aos Açores, que ocorreu em novembro de 2013 e que foi organizada pela Direção Regional das Comunidades.
Outra das iniciativas a salientar em parceria com a Direção Regional das Comunidades foi a Exposição “Açores Divino Açores” que ocorreu em abril de 2012, no Centro Comercial Anália Franco, em São Paulo, na qual participaram as diversas Casas dos Açores no Brasil, artistas açorianos e na qual se procedeu a mostras de artesanato dos Açores, iniciativas de divulgação turística e empresarial, bem como outras atividades culturais.
Esta instituição possui sede própria com espaços que lhe permitem realizar as mais variadas iniciativas, sendo de salientar a existência de uma capela, um salão nobre, biblioteca, sala de reuniões, bar e cozinha.
A Casa dos Açores de São Paulo possui mais de uma centena de sócios e a sua área de abrangência geográfica estende-se ao Estado de S. Paulo.
O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades tem apoiado também esta instituição através de um protocolo celebrado para o efeito.
Esta Casa dos Açores também integra o Conselho Mundial das Casas dos Açores desde 1997, tendo presidido o mesmo Conselho em 2002.