Inauguração da exposição de pintura e desenho “Fragmentos do Imaginário” do artista Jorge Marques

Norte De: 21/01/2017 A: 04/02/2017
Casa dos Açores do Norte
Exposição de pintura e desenho "Fragmentos do Imaginário" pelo artista Jorge Marques

Exposição de pintura e desenho “Fragmentos do Imaginário” pelo artista Jorge Marques

“A pintura de Jorge Marques precisa de uma maior expansão junto do público. E precisa porque justifica essa difusão pelos valores e conteúdos que comunica.

Na verdade, a sua pintura contém valores de modernidade e futuristas que o artista representa com um saber cosmológico que é imanente à sua arte.

As linhas de contorno, os cromatismos, as sugestões são suportes de uma invulgar força anímica que permite ao artista rebuscar o mistério do tempo e do espaço, com conteúdos onde paira, por vezes, o fascínio do génio humano, principalmente a síntese de um subconsciente que toca os limites de um neosurrealismo, exprimindo a vertente mágica do autor e universalizando as linhas e os planos que nos transcendem.

As sugestões de bidimensionalidade completam a instauração da linguagem onírica do artista, refulgente de espiritualidade. Os elementos pictóricos não são utilizados como fins, mas regressam principalmente na facetação dos planos e das luminosidades, à sua condição de meios, exercendo forte influência, diria mesmo expressiva, na afirmação de uma natureza outra que documenta a dimensão interior do artista. E são esses meios criativos e estilísticos que motivam os encantos e as exaltações da sua obra, numa vaga de fundo do misterioso cosmos em que a natureza humana está também omnipresente.”

Sérgio Mourão

(escritor, jornalista e crítico de arte)