Formação Açores 2017

O Governo dos Açores promoveu, de 10 a 16 de julho, na ilha de São Miguel, a Formação Açores 2017 para Jovens da Diáspora Açoriana.
Destinada a açorianos e açordescendentes residentes nos Estados Unidos da América e com idades compreendidas entre os 25 e os 35 anos, esta iniciativa teve como objetivo estimular o relacionamento entre os jovens da Diáspora e dos Açores, promovendo uma relação de familiaridade e de proximidade destes com a Região e reforçando o papel dos jovens na preservação da identidade açoriana nas sociedades de acolhimento, relevando e valorizando a importância de pertencerem às instituições da diáspora açoriana e aos seus corpos diretivos.
A Formação Açores 2017 para Jovens da Diáspora Açoriana, que contou com a participação de seis jovens, pretendeu ainda dotar os mesmos de competências e instrumentos formativos e informativos que lhes permitam promover e divulgar os Açores de hoje e as suas oportunidades de investimento.
O grupo de açordescendentes participou em sessões de trabalho nas quais foram abordados temas como o turismo e o mar, oportunidades de investimento, políticas da Região em material ambiental e de juventude, história, cultura e relações externas do arquipélago.
Os jovens tiveram ainda a oportunidade de visitar instituições e empresas da ilha de São Miguel, tais como a Universidade dos Açores, o NONAGON – Parque Ciência e Tecnologia, o Museu da Emigração Açoriana, o Centro de Monitorização e investigação da Furnas e a Fábrica de Chá Gorreana, entre outros.
Promovido pelo gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, através da Direção Regional das Comunidades, a Formação Açores 2017 para Jovens da Diáspora Açoriana inseriu-se na política do Governo dos Açores em promover ainda mais a aproximação dos jovens açorianos e açordescendentes à Região, dando-lhes a conhecer as potencialidades e as mais-valias do arquipélago e incentivando o seu envolvimento nas instituições da diáspora açoriana.