Nova Inglaterra
A primeira reunião para a formação de uma Casa dos Açores na costa leste dos Estados Unidos teve lugar no salão da Igreja de S. Francisco Xavier contou com a presença de Heitor Sousa e John Correia, mentores da ideia trazida, na altura, por Renato Borges, dirigente da Casa dos Açores de Lisboa.
A Casa dos Açores da Nova Inglaterra foi fundada oficialmente em 8 de Junho de 1982 como Casa dos Açores do Estado de Rhode Island. A efeméride foi assinalada e registada pelo então Secretário de Estado de Rhode Island, senhor Anthony Florio na presença de John F. Correia, John B. Paiva, João Cabral, Sérgio A. Simões, Joseph Goulart, John Faria e William A. Castro que preencheram nos escritórios da Secretaria do Estado, o formulário de adesão a esta organização sem fins lucrativos. A Casa dos Açores foi criada com o propósito de promover oportunidades educacionais, culturais e sociais bem como o intercâmbio cultural e turístico entre a comunidade açoriana imigrante no sudoeste da Nova Inglaterra e os Açores.
Passados dois meses da sua fundação, no dia 20 de Agosto de 1982, foi deliberada a formação de uma comissão instaladora da Casa dos Açores de Rhode Island, estando a partir do momento abertas as inscrições para sócios que viriam a formar a Assembleia Geral e para os primeiros corpos gerentes da instituição. A comissão instaladora foi constituída por John Correia – Presidente, e João Cabral e Rodolfo Ribeiro – Secretários.
A 17 de Abril de 1983 foi realizada a primeira Assembleia Geral, nas instalações provisórias da Escola de S. Francisco Xavier, em East Providence e daí surgiu a primeira direção com os corpos gerentes da Casa dos Açores assim distribuídos:
Assembleia Geral
Presidente: William Castro
Vice-Presidente: John Paiva
Secretários: Virgílio M. Marcos e João Carlos Tavares.
Direção
Presidente: João Correia
Vice-Presidente: João Cabral
Tesoureiro: Joseph Goulart
Secretários: Rodolfo Ribeiro e António Cordeiro
Vogais: Florival Viveiros e João de Deus Melo
Conselho Fiscal
Presidente: Rolando Raposo
Secretário: Florentino Bettencourt
Relator: Vicente Correia
No entanto, a Casa dos Açores do Estado de Rhode Island fechou as suas portas pouco tempo depois da sua abertura,tendo estado assim durante cerca de oito anos. Em 1990, Leonardo Oliveira, coadjuvado por um grupo de amigos seus conterrâneos empenharam-se em fazer ressurgir a instituição, que passaria a designar-se Casa dos Açores da Nova Inglaterra (CANI).
O primeiro presidente desta segunda fase da Casa dos Açores foi Paulo Bettencourt, seguindo-se José Soares, Mariano Alves e João Luís Morgado Pacheco. Em 2010, Mário Ventura assumiria a presidência até 2012, altura em que deu lugar à primeira mulher eleita presidente desta instituição, Nélia Alves-Guimarães. Em 2019, Francisco Viveiros foi eleito para um mandato de três anos.