Grupo Folclórico “Balho & Tocata Raízes Açorianas”

Santa Catarina

O “Balho & Tocata Raízes Açorianas”, fundado a 29 de maio de 2010, tem como objetivo manter viva a cultura açoriana trazida pelos migrantes do Arquipélago dos Açores que aqui chegaram em meados do século XVIII. O grupo é composto por pessoas de várias comunidades abrangendo a ilha e o continente do município de Florianópolis e região. No seu trabalho de pesquisa destacam-se as cantigas e danças folclóricas tradicionais dos Açores, bem como a exibição dos trajes, sendo autênticas as indumentárias provenientes daquelas ilhas.
O  “Balho & Tocata Raízes Açorianas”, além de apresentar as danças típicas açorianas, valoriza e promove também a cultura local, sendo uma delas o hino de Florianópolis, o “Rancho Amor à Ilha”, que se faz homenagem à ilha de Santa Catarina, considera a décima ilha dos Açores.
Em 2013, o grupo apresentou-se no Congresso Brasileiro de Folclore, realizado em Florianópolis, nas Fiestas Azoriano-carolinas, em San Carlos, Departamento de Maldonado, Uruguai e no Açor, na cidade de Içara, Santa Catarina.