XXI Assembleia Geral

Entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2018, decorreu em Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a XXI Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, sob a Presidência da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul (CAERGS), em parceria com a Direção Regional das Comunidades (DRCom).

Durante quatro dias, as 14 Casas dos Açores que integram o Conselho Mundial, reuniram-se em diversas sessões de trabalho para fazer um balanço das atividades desenvolvidas e analisar os principais desafios e problemas que atualmente se colocam às comunidades açorianas da Diáspora.
A sessão de abertura teve lugar no dia 5 de dezembro, em Gravataí, com intervenções de Rui Bettencourt, Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, e de Carla Marques Gomes, Presidente da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, seguindo-se sessões de trabalho internas e de apresentação das atividades das diversas Casas dos Açores.
No dia seguinte, os trabalhos prosseguiram com a apresentação das atividades das Casas dos Açores, seguindo-se uma sessão interna para análise dos desafios presentes e futuros destas instituições.
No dia 7 de dezembro, a manhã foi dedicada ao Centro Histórico de Santo António da Patrulha, onde teve lugar um encontro com o Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva, e onde decorreu uma conferência sobre o panorama contextual da formação do Rio Grande do Sul e a presença açoriana.
O último dia dos trabalhos ficou marcado pela cerimónia de atribuição de medalhas de mérito do CMCA, na qual as Casas dos Açores homenagearam diversas personalidades e instituições, além de distinguirem o ‘Produto Açoriano de Qualidade’ 2018, a saber:
Medalha homenagem Póstuma – Paixão Côrtes (Folclorista)
Medalha homenagem Individual – Régis Albino Marques Gomes (Fundador do Rancho Folclórico e da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul)
Medalha homenagem Institucional – Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.