Imagem de single
 

Banda Lira de Fátima Winnipeg

Nº DE ASSEMBLEIA: XXIV

ANO DE 2022

A Banda Lira de Fátima de Winnipeg foi fundada em 1973 por quatro apaixonados pela música e cultura portuguesa; sendo eles o Pe. Pedro Fernandes ( natural de Goa), Adelberto Alves, da Ilha de São Miguel, José de Melo, da Ilha de São Jorge e Manuel Soares, da Ilha do Pico. Formaram um grupo de músicos que então residiam na Comunidade para assim tocarem pela primeira vez na festa de Nossa Senhora de Fátima. Foi daí que nasceu o nome de Banda Lira de Fátima.

Ao longo dos  49 anos de existência tem tido vários músicos que dedicaram o seu tempo para o sucesso da Banda Lira de Fátima.

Presentemente tem por volta de 40 músicos que ensaiam aos domingos numa das salas da Paróquia da Imaculada Conceição.

Os músicos desta Banda são todos de origem Portuguesa a maior parte já são de 2ª e 3ª geração de pais Portugueses que imigraram para esta Província, 98% dos músicos são de origem Açoriana e 2% de Portugal Continental.

Atuações durante o ano:

– Festas Religiosas – Espírito Santo, Senhor Santo Cristo, Nossa Senhora de Fátima,Corpo de Deus ( a qual a Banda se responsabiliza em organizar ), Nossa Senhora da Conceição.

– Espírito Santo na Casa dos Açores, e Parque Recreativo Português da Associação Portuguesa de Manitoba.

– Dia de Portugal

– Festa Religiosa para a Comunidade Italiana ( no mês de agosto )

– Semana Cultural na Casa dos Açores de Winnipeg.

Saídas:

– A Banda Lira de Fátima tem também abrilhantado festas nas Comunidades de Calgary, Edmonton, Victoria, Thunder Bay, Toronto, Hamilton,Fall River, Artesia ( California ).

– Um dos sonhos da Banda é de um dia ir aos Açores.

Principais Atividades Desenvolvidas:

– A Banda Lira de Fátima é independente, não tem sócios, vai-se mantendo de tocatas que faz durante o ano e com muito apoio da Comunidade Portuguesa de Winnipeg.

– A Banda tem uma boa relação com a Comunidade e por isso é muito apoiada pela mesma, por isso tem como apelido “ Orgulho da Nossa Comunidade”.

– Faz suas festas anuais: Aniversário da Filarmónica cada ano no mês de outubro.

– Jantar anual de Natal com os músicos, familiares e vários membros da Comunidade.

– De forma também de angariar fundos organiza anualmente uma venda de bolos, e enchidos de porco e outros.