CAIXA PORTUGUESA DESJARDINS

Nº DE ASSEMBLEIA: XVIII

ANO DE 2015

A Caixa Portuguesa Desjardins foi fundada a 8 de Janeiro de 1969, por um grupo de portugueses radicados em Montreal, liderados por José das Neves Rodrigues, Jorge Trindade e mais tarde Carlos Silva.

Para operar, a Caixa foi forçada a contrair junto da Federação das Caixas de Economia Desjardins do Quebeque um empréstimo de 25,000$, e hoje conta com um activo de cerca de $167.000.000 e perto de 5,500 associados.

A Caixa teve duas instalações, até que em Junho de 1980 foram inauguradas as novas instalações, no presente local situado no centro do bairro português. Ao longo dos anos, a Caixa tem vindo a apoiar associações, clubes, escolas, ranchos, filarmónicas e, nos últimos anos, outorgado bolsas de estudo universitárias e colegiais aos seus membros. É uma organização ímpar no Canadá, sendo uma cooperativa de carácter económico e social realizando os seus objetivos e efetuando as suas operações de modo a favorecer os seus membros na prática da poupança e no emprego conveniente do crédito.
É neste contexto que a Casa dos Açores do Quebeque (CAQ) tem sido privilegiada e alvo, por inúmeras vezes, do apoio financeiro em variadíssimos aspetos.

Esta é a razão justíssima pelo que o Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA), por proposta da presidência atual, a CAQ, decide atribuir a Medalha de Mérito Institucional à Caixa Portuguesa Desjardins, pelo contínuo contributo que ela tem dado à comunidade portuguesa em Montreal, particularmente a açoriana, da qual a CAQ faz parte.
Recebeu a Medalha de Mérito, em nome da Caixa Portuguesa Desjardins, o Presidente do Conselho de Administração, Emanuel Linhares.