Estação de Rádio KLBS – Los Banos

Nº DE ASSEMBLEIA: XVII

ANO DE 2014

KLBS 1330 AM é uma estação de rádio com licença para cobrir a área de Los Banos, na Califórnia, e, atualmente, é propriedade da Ethnic Radio of Los Banos, Inc., pertença do Grupo Batista Vieira, tendo pertencido no seu início a Los Banos Broadcasting Company, a John R. McAdam, a partir de 1964, e à Ethnic Radio, Inc., a partir de 1982.
Transmite num formato musical mundial em português, apresentando notícias e informação sobre e para as comunidades na língua portuguesa.
A KLBS e a sua congénere KSQQ abrangem toda a comunidade portuguesa do Vale de São Joaquim.
Fundada em 1961, iniciou a sua transmissão no dia 01 de maio do mesmo ano, com licença restrita ao funcionamento diurno. Inicialmente, a sua programação incluía 8 horas sobre agricultura, 5 horas em espanhol e 7 horas em português por semana. Passados alguns anos, e ao longo da década de 70 do século XX, a programação em espanhol passou a ter 12 horas semanais e, em português, 16 horas.
Em 1985, são encetados procedimentos para a transmissão durante 24 horas por dia, sendo esse processo concluído em dezembro de 1987.
Desde a transferência da licença de transmissão para a Ethnic Radio of Los Banos, Inc, da família Vieira, em 1987, que 90% da programação é de expressão portuguesa, passando a KLBS a ser a única estação daquele estado na qual a língua portuguesa é dominante.