Casa dos Açores » Indústria Agropecuária dos Portugueses nos Estados Unidos da América


Indústria Agropecuária dos Portugueses nos Estados Unidos da América

Nº DE ASSEMBLEIA: XVII

ANO DE 2014

Há mais de um século, chegaram à Califórnia os primeiros emigrantes portugueses. Desde o início desta emigração, milhares de açorianos partiram rumo ao desconhecido em busca de uma nova vida. Hoje, cerca de 90% da população portuguesa residente neste estado norte-americano tem raízes no arquipélago dos Açores.
Grande parte destes emigrantes portugueses, açorianos e não só, começou por trabalhar no setor da agricultura. Os seus conhecimentos e domínio das técnicas agrícolas, aliados à riqueza das terras californianas permitiram-lhes estabelecerem-se com sucesso no setor. A produção agroalimentar portuguesa no estado da Califórnia começou a ter um peso considerável na estrutura económica do setor e tem desempenhado ao longo dos anos um papel dinamizador na economia do estado, gerando emprego e produtos de qualidade reconhecida mundialmente.
As décadas de trabalho e dedicação dos emigrantes portugueses serviram ainda para estabelecer e afirmar a comunidade lusa como dona de algumas das maiores empresas de agricultura, laticínios e pecuária dos Estados Unidos.
A qualidade, empenho e contributo da comunidade portuguesa para o setor agrícola na Califórnia são motivo de orgulho e de reconhecimento em todo o país e além-fronteiras.