Jornal “A Tribuna Portuguesa”

Nº DE ASSEMBLEIA: XVII

ANO DE 2014

O Jornal Tribuna Portuguesa, também designado de Portuguese Tribune, é um jornal bilingue português-inglês, de periodicidade quinzenal, editado na cidade de Modesto, estado da Califórnia, EUA. Atualmente é o único jornal português da Costa Oeste dos EUA.
Criado em julho de 1979 na comunidade luso-americana de San Jose, começou a ser publicado regularmente dois meses depois. Nos anos 80 atravessou um período de dificuldades financeiras e administrativas que levaram a uma reorganização a cargo dos empresários luso-americanos Albert Soares, John Rodrigues da Silveira e Arthur Thomas, ficando sob a direção editorial de Artur da Cunha Oliveira, escritor açoriano. Dois anos depois, após a saída de Cunha Oliveira do jornal, voltou a sentir dificuldades tendo uma nova administração, composta por Jaime Lemos, Armando Antunes e Hélder Antunes, assumiu os destinos do jornal tendo introduzido algumas melhorias no conteúdo e admitido novos colaboradores, entre eles, José Ávila.
Em 2003, a empresa The Tagus Group, do empresário José Ávila, adquiriu os direitos da Tribuna Portuguesa e mudou a sua sede de San José para Modesto, cidade do Vale de San Joaquin onde se radicam milhares de portugueses e lusodescendentes. O jornal foi objeto de modernização, tendo aumentado o número de colaboradores, a cobertura de eventos das comunidades lusas da Califórnia e a aposta significativa na seção em língua inglesa, para chegar aos mais novos e às gerações de lusodescendentes que não dominam a língua portuguesa.