Casa dos Açores » Manuel de Medeiros


Manuel de Medeiros

Nº DE ASSEMBLEIA: XIX

ANO DE 2016

MANUEL DE MEDEIROS nasceu no dia 12 de novembro 1941 na Lombinha, Bretanha, São Miguel, Açores e emigrou, aos 14 anos, com a respectiva família, para São Paulo, Brasil, aportando, ali, no dia 13 de junho de 1956.
Seu primeiro emprego, ainda adolescente, ocorreu no LANIFÍCIO MINERVA, Vila Carrão, onde a família se estabeleceu, exercendo a função de maquinista. Na sequência trabalhou na empresa “PINA” na confecção de pistolas de pintura. Em seguida foi admitido na “HOLLANDER” também uma indústria de equipamentos de pintura.
Em 1965, Manuel fundou a sua própria empresa a “EQUIPAMENTOS PARA PINTURA MAJAM”, detentora dos produtos “ARPREX”, líderes no mercado brasileiro e exportados para toda a América Latina. Fundou ainda, em 1978, duas instituições educacionais voltadas ao ensino de nível fundamental e médio, onde lecionou por 12 anos.
Manuel de Medeiros é formado em Engenharia, Pedagogia, Matemática, Física e Direito.
Pelos idos de 1974, vem-lhe à mente    mobilizar a comunidade açoriana de São Paulo para construir e fundar uma Casa dos Açores na cidade, com o objetivo de difundir e preservar a cultura açoriana   e realizar, anualmente, a Festa do Espírito Santo.

A fundação da CASP é concretizada, sob a sua liderança, em 22 de junho de 1980. Oficialmente a CASP foi inaugurada no dia 21 de abril de 1986 por João Bosco da Motta Amaral, então Presidente do Governo Regional dos Açores.

Manuel de Medeiros foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa e nomeado Comendador, por dedicação diferenciada à divulgação da cultura açoriana.

Por tudo isto Manuel de Medeiros está sendo indicado pela CASP para ser homenageado com a Medalha do CMCA nesta sua XIX Assembleia Geral.