Universidade dos Açores

Nº DE ASSEMBLEIA: XIX

ANO DE 2016

Embora não completamente responsáveis, os eventos que se seguiram ao 25 de Abril proporcionaram condições favoráveis à criação de uma instituição de ensino superior nos Açores.
Fundada em 9 de Janeiro de 1976, a UNIVERSIDADE DOS AÇORES – UAc, surgiu, portanto, na sequência da implantação do regime autonómico nos Açores e da política de expansão do ensino superior em Portugal, com o propósito inicial de dar resposta às múltiplas necessidades de formação de quadros na Região, de elevar o nível cultural da população e promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Região.
A UAc integra o sistema de ensino superior público português e conta com três polos localizados nas cidades de Ponta Delgada, em São Miguel (onde se localiza a sede, os principais serviços e a reitoria), de Angra do Heroísmo (Ilha Terceira) e Horta (Ilha do Faial).
As várias áreas de ensino e investigação oferecidas pela UAc ampliaram, e ampliam, de forma profunda o conhecimento da complexa realidade do mar, da terra, da vida, da história, da sociedade e, em geral, da cultura das ilhas, numa perspetiva de diálogo com o conhecimento produzido no território nacional em geral e para além das fronteiras nacionais.
Atualmente, a instituição conta com um corpo docente altamente qualificado, constituído por 220 professores e investigadores, 93% dos quais doutorados (a maior percentagem relativa no contexto das outras instituições de ensino superior nacionais), 89 bolseiros de investigação e 182 colaboradores externos. Para o seu funcionamento regular, a instituição conta ainda com a colaboração diária de 225 técnicos e assistentes.
A população estudantil da UAc cifra-se atualmente em aproximadamente 2.700 alunos nos níveis de Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento, 31% dos quais contam com bolsa de estudo. No âmbito da sua estratégia de internacionalização, a UAc conta com parcerias com cerca de duas centenas de instituições de ensino superior estrangeiras, enviando e recebendo anualmente mais de 200 estudantes em mobilidade.
O atual grau de desenvolvimento em que se encontra os Açores encontra na ação desenvolvida pela UAc uma das suas principais fontes de dinamização.
A Casa dos Açores de São Paulo, decidiu homenagear a UNIVERSIDADE DOS AÇORES nesta XIX ASSEMBLÉIA GERAL do Conselho Mundial das Casas dos Açores, que preside, não apenas pelo seu valor intrínseco enquanto instituição de ensino superior, como também pela vinculação que possui com a Autonomia dos Açores, que neste ano de 2016, comemora os seus 40 anos.