Casa dos Açores » XX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores


XX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores

A XX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA) decorreu em Toronto, no Canadá, entre 13 e 17 de setembro, e contou com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt.
Durante quatro dias, as 14 Casas dos Açores que integram o Conselho Mundial, provenientes do Canadá, Estados Unidos, Bermuda, Brasil, Uruguai e Portugal continental, reuniram-se em diversas sessões de trabalho para fazer um balanço das atividades que desenvolvem e analisar os principais problemas e desafios que atualmente se colocam às comunidades açorianas da Diáspora.
A sessão de abertura teve lugar na quarta-feira, dia 13 de setembro, na Universidade de Toronto, com intervenções de Rui Bettencourt e Suzanne Cunha, presidente da Casa dos Açores do Ontário, presidente em exercicio do XX Conselho Mundial das Casas dos Açores, seguindo-se sessões de trabalho internas e de apresentação das atividades das diversas Casas dos Açores.
Ainda no dia 13 de setembro teve lugar uma apresentação do Canadian Centre for Azorean Research and Studies por professores das universidades de Toronto e de York e também será inaugurada a exposição “Antero de Quental e Vitorino Nemésio: Verbos vivos da cultura açoriana”, na Biblioteca Pública de Toronto Bloor-Gladstone,promovida pelo Governo dos Açores.
No dia seguinte, os trabalhos prosseguiram, na Casa dos Açores do Ontário, com a apresentação das atividades das Casas dos Açores, seguindo-se uma sessão interna para análise dos desafios presentes e futuros das Casas dos Açores, terminando o programa com uma visita ao Museu dos Pioneiros.
Já na sexta-feira, dia 15 de setembro, a manhã foi dedicada a visitar a instituição social Portuguese Support Services for Quality Living, em Hamilton e o Centro Cultural Português de Mississauga onde decorrereu uma sessão sobre “O papel dos jovens na Diáspora”, terminando o dia com a inauguração da exposição “20 anos do Conselho Mundial das Casas dos Açores” na Câmara Municipal de Brampton.
O último dia dos trabalhos ficou marcado pela cerimónia de atribuição de medalhas de mérito, na qual as Casas dos Açores homenagearam diversas personalidades e instituições, além de distinguirem o ‘Produto Açoriano de Qualidade’ 2017, que foi a carne dos Açores, prémio este que foi recebido pelo presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita.
Os trabalhos da XX Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores contaram com a presença, a convite do Governo dos Açores, de representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
O Conselho Mundial das Casas dos Açores, fundado em 1997, é constituído pelas Casas dos Açores do Norte, de Lisboa e do Algarve, em Portugal continental, do Winnipeg, do Quebeque e do Ontário, no Canadá, de Hilmar e de Nova Inglaterra, nos EUA, da Bermuda, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, no Brasil, e do Uruguai, sendo também membro do CMCA a Direção Regional das Comunidades.