Casa dos Açores » Grupo de música tradicional “Raízes”


Grupo de música tradicional “Raízes”

Nova Inglaterra

Nasceu em Janeiro de 2006, tendo por primeiro objetivo trazer jovens lusodescendentes a tocarem e cantarem os sons tradicionais açorianos, incutindo assim não só o gosto pela cultura musical dos seus antecessores, como também o perpetuar desta mesma cultura.

Neste momento o” Raízes” é composto por 10 elementos, na sua maioria são jovens lusodescendentes, que apesar da sua língua materna ser o inglês dominam perfeitamente a língua dos seus pais e avós. Orgulhosamente,a Casa dos Açores da Nova Inglaterra podedizer que, o objetivo da criação deste grupo foi atingido.

Conta no seu palmarés com um primeiro CD intitulado“Tempos de Outrora”, editado em 2006, tendo, em 2008, editado o seu segundo trabalho discográfico designado de “ O Canto a Ilha e a Saudade”. A dinâmica e jovialidade dos elementos do grupo “Raízes”, aliada a uma sede de saber, leva-os a pesquisar e a criar sempre sem trair os sons tradicionais, dando assim origem ao seu terceiro CD lançado muito recentemente, com temas todos eles inéditos a que o grupo chamou de “Do Mar Nasceu o Mito”.

A sua música pura, simples, com vozes lindíssimas, leva o trabalho deste grupo a ser muito procurado não só por portugueses como por outras comunidades, prova disto são os muitos espetáculos anuais e as diversas deslocações fora dos Estados Unidos. Em 2009, fez uma digressão pelos Aҫores, destacando-se o espetáculo para milhares de pessoas nas Portas do Mar em Ponta Delgada, deslocações a Toronto, Montreal e Brasil, S. Paulo e Rio de Janeiro, com vários espetáculos naquelas cidades .