XIX Assembleia Geral
XIX
Ano 2016
Entre os dias 8 e 11 de setembro de 2016 decorreu, nas ilhas das Flores e Corvo, Açores, a XIX Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores, sob a presidência da Casa dos Açores de São Paulo.
Integraram esta Assembleia-Geral 13 Casas dos Açores e uma entidade convidada, na qualidade de observadora: a Associação Amigos da Casa dos Açores da Bermuda. Este convite teve como finalidade, a submissão da proposta de adesão desta entidade ao CMCA na qualidade de Casa dos Açores na sua área de implementação.
Em relação ao programa do evento consideram-se três momentos de particular destaque: a Conferência “Realidade e desafios da ilha das Flores”, proferida pelos Srs. Presidentes de Câmara das Lajes das Flores e Santa Cruz das Flores, Luís Maciel e José Mendes respetivamente; a Conferência intitulada “40 anos de Autonomia dos Açores”, proferida pelo Sr. Deputado Regional Francisco Coelho e a apresentação dos relatórios de atividades das Casas presentes, momento em que cada Casa partilha com os presentes as ações desenvolvidas no último ano, objetivos das mesmas e preocupações subjacentes.
No presente ano as Medalhas de Mérito do Conselho Mundial foram entregues a:
- Distinção Individual: Comendador Manuel Medeiros (fundador da Casa dos Açores de São Paulo)
- Distinção Empresarial: Indústria Metarlúgica Arprex-Equipamentos para Pintura MAJAM Ltda
- Universidade dos Açores
O Produto Açoriano de Qualidade proposto pela Casa dos Açores de São Paulo e aprovado pela Assembleia foi o miolo de Hortência, sendo a menção atribuída à artesã Maria da Assunção Nunes Azevedo.