Imagem de single
 
Imagem de single
 
Imagem de single
 
Imagem de single
 
Imagem de single
 
Imagem de single
 
Imagem de single
 
Imagem de single
 
Imagem de single
 

Inauguração da exposição de pintura e desenho “Fragmentos do Imaginário” do artista Jorge Marques

Norte De: 21/01/2017 A: 04/02/2017
Casa dos Açores do Norte
Exposição de pintura e desenho "Fragmentos do Imaginário" pelo artista Jorge Marques

Exposição de pintura e desenho “Fragmentos do Imaginário” pelo artista Jorge Marques

“A pintura de Jorge Marques precisa de uma maior expansão junto do público. E precisa porque justifica essa difusão pelos valores e conteúdos que comunica.

Na verdade, a sua pintura contém valores de modernidade e futuristas que o artista representa com um saber cosmológico que é imanente à sua arte.

As linhas de contorno, os cromatismos, as sugestões são suportes de uma invulgar força anímica que permite ao artista rebuscar o mistério do tempo e do espaço, com conteúdos onde paira, por vezes, o fascínio do génio humano, principalmente a síntese de um subconsciente que toca os limites de um neosurrealismo, exprimindo a vertente mágica do autor e universalizando as linhas e os planos que nos transcendem.

As sugestões de bidimensionalidade completam a instauração da linguagem onírica do artista, refulgente de espiritualidade. Os elementos pictóricos não são utilizados como fins, mas regressam principalmente na facetação dos planos e das luminosidades, à sua condição de meios, exercendo forte influência, diria mesmo expressiva, na afirmação de uma natureza outra que documenta a dimensão interior do artista. E são esses meios criativos e estilísticos que motivam os encantos e as exaltações da sua obra, numa vaga de fundo do misterioso cosmos em que a natureza humana está também omnipresente.”

Sérgio Mourão

(escritor, jornalista e crítico de arte)