Imagem de single
 

João Bosco Mota Amaral

Nº DE ASSEMBLEIA: XIII

ANO DE 2021

Nascido em Ponta Delgada (Açores), em Abril de 1943, é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Doutor honoris causa em Ciências Económicas pela Universidade dos Açores, onde presentemente ensina como Professor Catedrático Convidado.
Foi Deputado à Assembleia Nacional, colaborando então com Francisco Sá Carneiro e os outros Deputados da chamada Ala Liberal na promoção de reformas políticas de sentido democratizante.
Foi Deputado à Assembleia Constituinte, propugnando a Autonomia Político-Administrativa dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Foi o primeiro Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, eleito para cinco mandatos sucessivos, entre 1976 e 1995. Foi o iniciador das movimentações dos responsáveis das Ilhas Europeias, das quais resultou o estatuto de ultraperiferia reconhecido nos tratados às regiões mais afastadas.
Foi Deputado à Assembleia da República até 2015, tendo sido Presidente da mesma na IX Legislatura.
Empenhou-se na promoção do diálogo com os Parlamentos dos países da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa e dos novos países membros da UE.
Foi Vice-Presidente do Comité das Regiões da União Europeia e da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Foi membro da Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental.
É sócio honorário da Casa dos Açores do Norte.