Maria Madalena Paiva Arruda
Nº DE ASSEMBLEIA: XXVII
Maria Madalena Paiva Arruda nasceu a 10 de outubro de 1962, na Vila do Porto, ilha de Santa Maria. Com apenas um ano de idade mudou-se com a família para a freguesia da Fajã de Baixo, na ilha de São Miguel.
Casada, mãe de três filhos e avó de dois netos, exerce atualmente a atividade de babysitting. Frequentou o Liceu Antero de Quental e, em 1985, fundou em Ponta Delgada o seu salão de estética, iniciando já nessa altura ações de solidariedade em favor dos mais necessitados.
Em 2002, emigrou para os Estados Unidos da América, onde deu continuidade e alargou as suas iniciativas solidárias, tanto junto da comunidade açoriana local como em benefício de instituições e famílias residentes nos Açores.
A sua integração, em 2012, na Direção da Casa dos Açores da Nova Inglaterra (CANI) marcou um novo ciclo: o trabalho solidário de Maria Madalena passou a contar com o apoio de amigos e comerciantes locais, permitindo o envio de centenas de barris com bens de primeira necessidade para indivíduos, câmaras municipais e instituições dos Açores.
Nos Estados Unidos, é responsável, em nome da CANI, pela organização e distribuição dos cabazes de Natal, Ação de Graças (Thanksgiving) e Páscoa, destinados a famílias carenciadas. O seu empenho estendeu-se também além-fronteiras: aquando das cheias no Rio Grande do Sul, liderou a angariação de fundos enviados pela CANI à congénere local, bem como a recolha e entrega de bens à Cruz Vermelha, destinados às populações afetadas.
Todo este percurso tem sido possível graças à colaboração de outros diretores e amigos da CANI, mas sobretudo ao apoio incondicional da sua filha Tânia DeMedeiros e do marido, Aristides Arruda, que a têm acompanhado nesta missão.
A história de vida da Madalena é um convite à reflexão. É a prova de que cada pequena ação de solidariedade pode transformar vidas e de que, a diáspora mantém intacta a sua força, o seu coração generoso e a capacidade de fazer a diferença.




