Imagem de single
 

Mário Silva

Nº DE ASSEMBLEIA: XI

ANO DE 2008

O político Mário Silva nasceu a 11 de junho de 1966, no Concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel – Açores.

Formou-se na Universidade de Toronto, onde obteve o bacharelato em Ciências Políticas – Relações Internacionais. Mais tarde, estudou na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, onde recebeu o “Certificat de Langue Francaise”. Recebeu o grau de Mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Possui um doutoramento tirado na Faculdade de Direito, da Universidade Nacional da Irlanda, em Galway.

Foi eleito vereador da cidade de Toronto e vice-presidente da autarquia entre 1994 e 2004. De 2004 a 2011 esteve como membro do Parlamento Federal do Canadá (Partido Liberal), eleito pelo círculo de Davenport (Toronto).
Integrou diversas direções de Organismos Provinciais de Toronto, nomeadamente as de: Hydro, Comissão do Trânsito, Hospital do Monte Sinai e da Companhia de Ópera.

Enquanto membro do parlamento, Mário Silva desempenhou, entre outras, as funções de presidente do Comité Parlamentar do Antisemitismo, vice-presidente da Câmara dos Comuns para o Comité do Ambiente e também do Comité para os Direitos Humanos Internacionais.
Tem sido convidado para proferir palestras em várias universidades e já publicou diversos artigos em revistas jurídicas, como o “International Journal of Rights and Security”, o “California Western International Law Journal” ou o “Florida Journal of International Law” entre outros.
Foi distinguido, pelo presidente francês, com o Título de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra e premiado com o título Ordem de Mérito de Portugal e com a Insígnia da Região Autónoma dos Açores. No dia 14 de setembro de 2012, recebeu a Comenda da Ordem do Rio Branco, atribuída pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff, pelo seu envolvimento, enquanto deputado, no reforço do diálogo entre Canadá e Brasil e pelo apoio prestado à comunidade brasileira residente em Toronto.

No dia 15 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, para presidir, em 2013, à Task Force for International Cooperation on Holocaust Education, Remembrance and Research (ITF).

Atualmente, é presidente do International Forum for Rights and Security (IFFRAS).