Imagem de single
 

Rui Medeiros Silva

Nº DE ASSEMBLEIA: XVI

ANO DE 2013

Nasceu na Fajã de Baixo, na ilha de São Miguel – Açores a 12 de novembro de 1965.

Doutorado pela Faculdade de Medicina do Porto (2002, Tema: Cancro da Próstata), Agregação pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (2006, Tema: Cancro do Ovário), Mestre em Oncobiologia pela Faculdade de Medicina do Porto (1995, Tema: Vírus e Cancro) e Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia do Porto (1992).

Frequentou o ensino secundário na Escola Secundária Domingos Rebelo, o ensino preparatório na Escola Preparatória Roberto Ivens e o ensino primário na Escola Primária da Fajã de Cima. Foi jogador de basquetebol, sendo diversas vezes selecionado para a selecção de São Miguel nos campeonatos regionais. Foi também aluno da Escola de Vela de Ponta Delgada.
Filho, irmão, sobrinho e neto de emigrantes residentes nos Estados Unidos ad América (Danbury, Connecticut e Fall River, Mass.), Canadá (Hamilton e Toronto) e Brasil (São Paulo).

Atualmente é Professor Universitário, sendo Professor Associado convidado com Agregação na Universidade do Porto na área de Medicina e Oncologia Molecular lecionando as disciplinas de Farmacogenómica e Epidemiologia Molecular. Desde 2006 é membro do Conselho de Administração da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte e Diretor do Departamento de Investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Desde 1998 é investigador e assessor/técnico superior de Saúde no Serviço de Virologia do Instituto Português de Oncologia do Porto e no Grupo de Oncologia Molecular do mesmo Instituto.

Desde 2005 foi orientador de várias teses de Doutoramento e Dissertações de Mestrado em diferentes Universidades. E autor de múltiplos artigos científicos publicados em revistas internacionais (n=153), (http://publicationslist.org/rui.medeiros) e (Dr.Rui Medeiros, PhD, Professor – Google Scholar Citations).

É membro do Corpo Editorial e/ou Revisor Convidado de diferentes revistas internacionais.