Grupo de Artesanato “Reinventar Tradições”

Nova Inglaterra

A pedido de várias sócias, em outubro de 2011 a CANI levou um artesão de São Miguel para dar formação na execução de Registos do Senhor Santo Cristo, formação essa gratuita e aberta à comunidade em geral. A aceitação foi enorme e foram criados dois grupos de formandos: um em East Providence, Estado de Rhode Island, e outro em FallRiver, Estado de Massachusetts, num total de 20 formandos.

Após a referida formação, o grupo de FallRiver mostrou interesse em dar continuidade aos trabalhos, a direção da CANI de imediato apoiou o projeto, nascendo assim, em 2012, o grupo “Reinventar Tradições” da CANI. O grupo, que reúne semanalmente, executa peças de artesanato açoriano, reinventa com os mesmos materiais peças diferentes,trabalhando outros materiais com técnicas de artesanato que ensinam ao restante grupo.

Foi um Mercadinho de Natal onde se vendem estes trabalhos para angariar fundos que se destinam a doar a projetos e ou instituições de apoio a crianças.

Outra responsabilidade do grupo é a organização de Workshops de artesanato que são gratuitos e abertos a toda a comunidade.

De referir que este grupo tem sido convidado a participar em várias exposições e feiras de artesanato, organizam também as suas próprias exposições, umas nas instalações da CANI e outras em outras instituições como em universidades e associações parceiras.